
O que é Alergia Alimentar
- Posted by Enilis Abreu
Alergia alimentar ocorre por sensibilização do sistema imunológico a proteínas presentes em alguns alimentos. Esse tipo de alergia pode ser desencadeada por várias substâncias encontradas nos alimentos consumidos no dia a dia, como leite e ovos, mas também por proteinas de peixes, crustáceos, castanhas e até frutas. As primeiras manifestações da alergia acontecem logo após a ingestão do alimento causador da reação, podendo variar de um ligeiro mal-estar à sintomas severos como na crise anafilática.
Em todos os casos de reações, de quadros leves a graves, é importante ter a causa investigada para exclusão adequada do alimento específico, sem comprometer a qualidade e variedade da dieta, e se poder definir um plano de ação para crises caso haja exposição acidental.
Como são as reações?
As reações alérgicas são causadas pela exposição a substâncias alergênicas e os sintomas podem variar muito na severidade, sendo mais comum acometer a pele, sistema respiratório e gastrointestinal. As reações alérgicas têm quatro fases distintas:
Sensibilização
A primeira fase é a fase de sensibilização, onde o sistema imunológico do organismo desenvolve uma sensibilidade ao alérgeno. Isto ocorre quando um indivíduo ingere ou entra em contato com um alimento pela primeira vez ou ao longo do tempo ou vida. Pode não haver sintomas durante a sensibilização inicial.
Surgimento de sintomas
Após a sensibilização, ao se entrar novamente em contato com o alimento, ocorrem sintomas que podem se apresentar como:
- coceira, inchaço ou urticária na pele;
- tosse, chiado no peito ou falta de ar;
- espirros; congestão ou coriza nasal;
- coceira e vermelhidão nos olhos, que costumam surgir em alguns minutos após a ingestão do alimento;
- diarreia, dor abdominal, sangramento ou muco em fezes.
Quanto tempo duram os sintomas?
Os sintomas respiratórios, de pele e gastrointestinais podem durar tempos diferentes de uma pessoa para outra após uma exposição, e costumamos classificar o tempo em agudo e crônicos:
- Em casos agudos estes sintomas podem permanecer por alguns minutos a horas ou podem durar dias a até 4 a 6 semanas.
- Em casos crônicos os sintomas persistem continuamente por mais que 4 a 6 semanas, durando semanas a meses.
Todas as alergias têm a mesma gravidade?
A gravidade das reações pode variar de uma pessoa para outra e até de uma crise para outra crise em uma mesma pessoa. Por exemplo:
- Se eu e um amigo temos diarreia ao ingerir um alimento, a diarreia pode durar 3 semanas em mim e não me causar desidratação, mas no meu amigo durar 3 dias e lhe causar desidratação com necessidade de internação. Assim, ocorrem intensidades diferentes em pessoas diferentes.
- Se eu tenho urticária ao ingerir um alimento, posso ter de forma recorrente apenas a urticária, mas em algum episódio ter a urticária junto a sintomas respiratórios ou do intestino (que é considerado anafilaxia). As anafilaxias são a forma grave de alergias e podem também ter gravidades diferentes, consulte Anafilaxias para saber mais.
Todos os sintomas de alergia podem se tornar graves de forma súbita, mesmo que nunca tenha sido grave antes, necessitando requerer atenção médica imediata por sintomas como desidratação, dificuldade para respirar, inchaço no rosto ou língua, dor abdominal com ou sem náusea e vômitos, causando a temida anafilaxia, que pode levar à parada cardíaca ou hipotensão grave, com risco iminente de morte se não for tratada com rapidez.
Drª Ênilis de Lima Abreu
Médica Alergista e Imunologista | CREMERS 43387 | RQE 35470
Quer saber mais sobre as Alergias Alimentares? Acesse a nossa área de notícias com diversas matérias.